sábado, 12 de abril de 2008

E no consulado...

Dia 09/04 fui ao Consulado Geral do Canadá para dar entrada no processo federal. Fica dentro de um complexo empresarial/hoteleiro na Marginal Pinheiros, em São Paulo. Na verdade é bem perto do novo escritório de imigração do Québec, localizado na av. Berrini. O Consulado abre ao público às 9:30 e recebe documentos somente até às 11:00. Portanto, é preciso ir com quase tudo pronto. Cheguei lá perto das 9:00 e já havia uma pequena fila no saguão do térreo. Estava com todos os documentos em mãos (CSQ, Formulários originais das polícias Federal e Civil, a Certidão da Justiça Federal, Formularios específicos devidamente preenchidos, cópias dos documentos pessoais/passaportes e as fotos no padrão exigido pelo Consulado). Só faltava fazer o depósito das taxas cobradas para a análise, por isso tive que esperar até as 10:00. Fui ao banco e saquei o dinhero (na Berrini há agências dos principais bancos). Voltei ao Centro empresarial (tudo a pé) e fui até a agência do Itaú que fica ao lado da praça de alimentação, no próprio subsolo do prédio do Consulado. Fiz o depósito e tirei uma cópia do comprovante para guardar comigo. Então subi ao 16º andar da Torre Norte. A mesma fila que estava no térreo se encontrava agora lá em cima. Contudo, para quem vai depositar documentos de imigração não há fila, pois existe um guichê separado só para isso. Fui atendido pela Sra. Maura que conferiu todos os documentos por etapas (começando é claro pelo comprovante do depósito). É possivel dar entrada mesmo se estiver faltando algum documento (você pode enviá-lo depois pelo correio). Tudo certo, a Sra. Maura carimbou a data no Pedido de Residência Permanente, dizendo que oficialmente o processo estava aberto, e deu-me um protocolo com a numeração do pedido para que eu pudesse acompanhar todas as etapas. Perguntei sobre o tempo médio de espera para a conclusão total do processo e ela disse que era de 10 mêses, mas para o Québec demoraria um pouco menos, algo entre 6 a 8 mêses. É isso. Estamos na espera!!
Alexandre

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal ... a notícia que eles deram a vocês que está demorando de 6 a 8 meses pelo Quebec é muito boa ... eu estava contando com os 10 meses mesmo ...
Mesmo assim ainda demora ... enquanto isso a vida continua ...
Espero que a gente possa trocar mais figurinhas ao longo desse processo e mesmo lá no Quebec
Abraços
Simone

Anônimo disse...

Saudações,

Tomara que seja assim rapidinho como a Maura falou...
6 meses é um prazo bom, pelo menos pra nós aqui... pra vcs que querem ir um pouco antes já fica um pouco mais apertado o prazo.

então agora é esperar os exames... boa sorte pra nós!!!

abraços

Diogo e Simone

Anônimo disse...

óia... comprar tv, geladeira, etc, etc... talvez nós pensemos nisso lá no Québec... rsrs

agora nós tamos na mesma, investir em infra aqui, só se for pra levar junto pra lá... ou seja, seulement portables!!!

abraços e boa sorte!!!
db

Luiz disse...

Olha... segundo q ja acompanhei, os processos demoram no minimo 3 meses (para aqueles q tiveram tempo record), chegando ate 10 mesmo. Mas a maioria agora esta demorando entre 4 a 6 meses. O nosso foi 4... e ainda tive de mandar doc logo q abriram o nosso envelope (graças a info errada da Maria Joao...grrrrr!!!...rs). Mas é isso. Se nao venderem a TV/Geladeira e fogao, podem trazer aqui para mim que eu compro!...rs

Abs
Luiz Claudio - Quebec - QC (...rs)

Unknown disse...

Olá familia! vcs me adicionaram onde ?no msn não vi nada !
nosso blog agora é privé...me mandem seu email do Google para enviarmos um convite,ok? patricia.manes@hotmail.com
Estamos aguardando!
Bisous !